Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/aegir/platforms/drupal-7.53/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Maria Carmen Dayrell Gomes da Costa

 

Currículo Lattes

dayrellc @ gmail.com

Área de pesquisa

Linguística de corpus; Escrita de Inglês acadêmico; Ensino de língua estrangeira

Pós- Doutorado

Um estudo baseado em corpora para examinar padrões lexicais e gramaticais em textos acadêmicos escritos em inglês por pós-graduandos brasileiros

Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver um estudo baseado em corpora para examinar padrões lexicais e gramaticais em abstracts de artigos científicos escritos em inglês por pós-graduandos brasileiros. Apoiando-se na Linguística de Corpus como base metodológica, a pesquisa visou investigar semelhanças e diferenças (lexicais, gramaticais, e retóricas) entre abstracts escritos por pós-graduandos brasileiros e aqueles extraídos de artigos científicos publicados por periódicos de excelência.

O estudo focou nas seguintes áreas: Biologia, Biofísica, Ciências da Terra, Ciências Farmacêuticas, Computação, Física, e Odontologia. O corpus de abstracts de pós-graduandos incluiu 279 textos (55,577 tokens) coletados em nove cursos de escrita acadêmica oferecidos em três universidades brasileiras entre 2004 e 2010. Para ser usado como padrão de comparação, compilamos um corpus de 1.395 abstracts publicados (273,815 tokens) nas mesmas áreas de estudos.

Essa análise empírica revelou aspectos relevantes relacionados às escolhas lexicais e gramaticais dos pós-graduandos brasileiros na escrita de abstracts científicos em inglês. O trabalho buscou oferecer contribuições em duas vertentes distintas. Por um lado, exploramos aspectos linguísticos de abstracts científicos escritos em inglês por brasileiros visando fornecer subsídios para cursos de escrita acadêmica voltados às necessidades específicas de estudantes brasileiros. De outro, esperamos também contribuir para o aprimoramento de ferramentas computacionais de suporte à escrita científica.

Projeto financiado pela FAPESP: Referência 2007/52405-3.